HONDA XL250R - 1984
Aniversário de 15 anos... presente inesquecível:
Não, não estou falando de uma moto igual a essa, estou falando dela mesma, a "vermelhinha". Bem, quando eu a ganhei de presente de meus pais, a vermelhinha tinha apenas 4.000 km rodados, era de um amigo da família, isso foi nos idos de 1988, quatro anos apos sua fabricação. Atualmente a vermelhinha está com 34.000 km rodados e exibe uma originalidade ímpar. (a loucura desse que lhes escreve é tamanha, que até mesmo as lampadas da moto são originais Honda)... enfim, isso resultou com que,no começo deste mês, atendendo as exigências legais para obtenção da placa preta especial para veículos de coleção, ela fosse colocada a disposição de uma banca de Avaliadores do "Veteran Car Club de Campinas" - ligados a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) cujo resultado da inspeção - que muito me orgulhou - foi a pontuação máxima possível para obtenção da placa preta - 100 pontos - moto original - conforme abaixo:
Modéstia a parte, a moto exibe um longo "pedigree", muitos anos de bons tratos e cuidados para chegar até aí:
Programa da TV Globo, Auto Esporte de 2006, a "vermelhinha" virou atriz global...
Foi lançada no Brasil em 1982, inicialmente importada do Japão, vindo a ser nacionalizada com o lançamento da versão XLX250R no segundo semestre de 1984. Por essa razão há uma certa confusão com relação ao ano deste exemplar, pois em 1984 tivemos disponíveis XL250R e XLX250R. Bem, estamos falando da XL250R, ela, conhecida por ser "a japonesa" ou a com "motor melancia", graças ao formato pouco comum da lateral direita do motor.
- estávamos naquele momento ha alguns anos sem a entrada de motos importadas no mercado, e o fabricante conseguiu, através do sistema de CKD trazer essa moto do Japão, montá-la e vende-la como nacional.
- poucas unidades: a XL ficou disponível para venda no Brasil por um período inferior a 2 anos, logo sendo substituída pela "nacionalizada" XLX - que tinha um motor diferente. Apesar de mais moderno e mais potente, não tinha o charme do motor japonês.
- robustez sem limites, devido ao super-dimensionamento do projeto.
- projeto muito recente, com tecnologia avançada pra época:
- motor de 4 válvulas por cilindro, suspensão traseira mono amortecida (pro-link);
- ignição por CDI e não mais platinado;
- sistema elétrico 12v;
há que se considerar ainda que, quando foi lançada, era a maior trail do Brasil. Condição que se manteve até 1987, com o lançamento da XLX350R, seguida pela Yamaha XT600 Ténéré em 1988...
Abaixo, matérias de revistas internacionais. Ela foi lançada no Brasil e no mundo praticamente ao mesmo tempo:
Mechanics - Inglaterra 1982
Cycle World - USA - 1982
Andando nela !!!
Ficha Técnica
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Motor | Monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, comando único no cabeçote (SOCH), quatro válvulas no cilindro, duas de admissão e duas independentes de escape |
Cilindrada | 248 cm³ |
Potência | 22 HP a 7.500 rpm |
Torque máximo | 2,1 kgfm a 7.000 rpm |
Diâmetro e curso | 74 mm x 57,8 mm |
Taxa de compressão | 9,3:1 |
Transmissão | Seis velocidades, embreagem multidisco em banho de óleo, partida a pedal, transmissão secundária por corrente auto-lubrificada com esticadores |
Comprimento | 2.170 mm |
Largura | 865 mm |
Altura | 1.230 mm |
Distância entre eixos | 1.385 mm |
Peso líquido | 128 Kg |
Peso em ordem de marcha | 140 Kg |
Distância livre do solo | 280 mm |
Capacidade do tanque de combustível | 12 litros (incluídos 2,3 litros de reserva) |
Capacidade de óleo no carter | 2 litros |
Capacidade de óleo no garfo dianteiro | 300 cm³ em cada bengala |
Autonomia | 240 Km (com 20% de margem de segurança) |
Quadro | Simples tipo Diamond Frame, com motor integrado a estrutura |
Suspensão dianteira | Telescópica tipo ceriani, com molas internas, amortecimento misto hidropneumático (ar e óleo), regulável na altura e pressão do ar (de 0 a 0,2 Kg/cm² ou de 0 a 2,8 lb/pol² em cada bengala), 215 mm de curso |
Suspensão traseira | Choque único ProLink, amortecedor de duplo efeito com gás e óleo, 190 mm de curso com regulagem de pressão da mola |
Pneu dianteiro | 3.00 x 21 - pressão 21 lb/pol² |
Pneu traseiro | 4.60 x 17 - pressão 21 lb/pol² |
Freio | A tambor nas duas rodas, acionamento mecânico |
Sistema elétrico | 12 Volts, ignição transistorizada (CDI) |
Vela | D8EA - folga dos eletrodos 0,6 a 0,7 mm |
Relações de câmbio | 1) 2,307:1 2) 2,111:1 3) 1,590:1 4) 1,280:1 5) 1,074:1 6) 0,931:1 |
Relação secundária | 44/14 - 3,143 - por corrente |
Informações complementares | Caster - 28° 30' Trail - 120 mm Marcha lenta - 1.200 rpm |
Lubrificação do motor | Forçada por bomba trocoidal |
Diagrama de válvulas | Admissão: abre a 5° APMS fecha a 30° DPMI Escape: abre a 35° APMI fecha a 5° DPMS |
Folga das válvulas | Admissão: 0,05 mm Escape: 0,10 mm |
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