HONDA XLX350R 1988 (Xizelona)




Lançada em 1987 foi a última moto da família XL lançada no Brasil, substituídas pela linha NX (NX 150, 200 e 350 Sahara) nos anos seguintes. Apesar da choradeira generalizada do consumidor, a moto não recebeu a partida elétrica, sonho de consumo do consumidor no final da década de 80. E, pra complicar, a XLX foi era a mais geniosa da linha, quando o assunto era dar partida no motor. Nas versões de 1990 em diante ela recebia um novo sistema de descompressão do motor, que facilitou sobremaneira a tarefa de colocá-la pra funcionar. No entanto, o exemplar deste post era "das primeiras" e possui a tal partida geniosa. Se por um lado os pedidos do consumidor pela partida elétrica ainda não haviam sido atendidos, por outro lado a moto foi completamente revista, ficando muito moderna, confortável e bonita. Foram incluídos nesta revisão:

- freio a disco dianteiro
- banco envolvente ao tanque e maior
- farol retangular, seguindo a tendência mundial (estranhamente os espelhos retrovisores foram esquecidos, permaneceram iguais nas XL menores, redondos e não combinavam muito com a reestilização proposta pela fábrica).
- novo conjunto traseiro, paralama, lanterna, setas
- radiador de óleo
- motor, ainda derivado da XLX250R, mas com capacidade aumentada para 339cc





A moto desta matéria é de meu acervo pessoal, tem apenas 13.000km originais, era de meu irmão e ficou muitos anos parada na garagem dele, moto parada ? Partida difícil ? Desanima a andar, né ? Ia frequentemente a concessionária para limpar o carburador e fazê-la funcionar novamente... Dava uma voltinha de final de semana, parava por mais 6 meses e pronto, o ciclo estava iniciado novamente!

Hoje não, ela, assim como todas as outras motos de meu acervo, são ligadas semanalmente e com cada uma delas rodo no mínimo 8km antes de guarda-las novamente, desta forma as visitas a concessionária limita-se a troca de óleo e manutenção programada, a partida não fica complicada e o prazer de rodar com ela fica maior. Esta moto encontra-se num estado de originalidade invejável, nunca foi desmontada por razão alguma, passou apenas por manutenções  rotineiras, sempre na atenciosa e caprichosa concessionária Honda da cidade.


Pilotar a XLX 350R é uma delicia. Tirando o fato inicial da partida à pedal, o restante da tocada se assemelha em muito a tocada de uma moto atual, da XRE300 por exemplo, com a vantagem ainda da XLX ter câmbio de 6 marchas, contra apenas 5 da XRE300. O fato das motos modernas serem equipadas com injeção eletronica e a XLX não, não faz grande diferença desde que a moto esteja com carburador regulado e limpo. O motor da XLX é de uma docilidade incrível, macio e suave em baixas rotações, tem uma subida de giros rápida, constante, linear e com presença de troque abundante em toda faixa de giros. A XLX se sai muito bem em viagens e não se incomoda com a presença de garupa. O farol das XLX 1987 e 1988 ainda era de lâmpadas convencionais (redondas incandescentes), já no modelo 1989 em diante veio equipada com farol Bi-iodo, mais seguros e potentes.
Foi, na época de seu lançamento, considerada a maior trail nacional, superando a XLX250R, mas foi superada no ano seguinte pela Yamaha XT600Z Ténéré (essa sim, com partida elétrica !!)


Ficha Técnica

Motor:       339cc, 4 Tempos, 1 cilindro,Refrig. Ar,Comando no Cabeçote, 04-válvulas
Potên:       30 cv a 7.500 rpm
Aliment:     1 Carburador 34mm
Lubrific:     Forçada, Carter úmido
Ignição:      Eletrônica
Partida:      Pedal
Transmis:    6- Marchas
Comprim:    2085mm
Largura:      855mm
Alt assento:   860mm
Peso à seco:  135kg
Sus diant:      Garfo Telescópico, curso de 215mm
sus tras:        Mono-amortecedor Pro-Link,curso de 190mm
Freio Diant:  01 Disco de 255mm
Freio Tras:   Tambor de 130mm  
Pneus:           3.00x21(frente),4.60x17 (traseiro)
Tanque:                  14 Litros
Medições
Vel. máxima:    137 Km/h
0 a 100 Km:    9"5 
Consumo médio:   20 Km/l


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