DETALHES QUE AJUDAM A DETERMINAR A ORIGINALIDADE
Aqui seguem algumas dicas, pequenos macetes, que ajudarão você a entender se a moto que você está querendo comprar é realmente original, e mais, da pra saber inclusive se ela está com peças originais de fábrica ou peças substituídas na concessionária em algum momento...
A moto que segue como exemplo é a XL125S 1987, veja bem, apenas um exemplo, pois essas referências variam de acordo com o fabricante, portanto deve-se consultar algum especialista, mecânico, restaurador ou outro colecionador se não conhecer sobre aquela marca / modelo específico que está comprando!
1- marcas nos aros. Neste caso, a XL125S é fabricada pela Honda, então procurar no aro o logotipo HM (Honda motos) e o mês e ano de fabricação - bem, se tem o (HM) trata-se de uma peça original Honda, agora se tiver o HM e a data for condizente com ano de fabricação da moto, aí estamos falando de uma peça original de fábrica. Note na foto abaixo, o HM e a data 0487 (abril de 1987). Pra ser mais exigente? O aro dianteiro e traseiro devem ser iguais, ou bem parecidos na questão data.
2- Peças plásticas: a Honda (e a maioria dos fabricantes) é gentil em colocar tal informação também nos plásticos. Para-lama dianteiro, traseiro, carenagem de farol, tampas laterais, abas do tanque, praticamente todas as peças plásticas recebem na parte interna uma inscrição, dizendo a marca, o código da peça, a descrição da peça em inglês, o pais onde foi produzida... E bingo! A data de fabricação (no formato de uma tabela onde pontos indicam mês e ano - formato comum em produtos de plástico injetado, para evitar a troca do molde, apenas os pontos são adicionados mês a mês)... Pronto, desta forma, temos como saber novamente se a peça é original, se é deste modelo de moto mesmo ( pelo código) e novamente, se o ano e mês forem condizentes com o ano de fabricação da moto e próximos ao indicado no aro, estamos falando de peça original de fábrica!
3- inscrições em peças de aço estampados. Como por exemplo a ponteira do escapamento. Mas aí você deve informar-se antes da localização e do teor das inscrições de cada moto. Como referência, revistas antigas (como os testes que disponibilizamos pra download neste site) fotos de folderes de época, pôsteres e etc podem te dar a informação correta!
Outros detalhes...
Fora isso existem outros detalhes, como observar se todas as lentes plásticas dos piscas foram fabricadas pelo mesmo fabricante (normalmente stanley nas Hondas mais antigas e com muitas peças importadas e Rossi ou Wagner as nacionais um pouco mais recentes) - é muito comum encontrar lentes sem inscrição alguma (do mercado paralelo) ou lentes misturadas de vários fabricantes, coisa que a fábrica não faria....
Convém conferir os parafusos.Se todos parafusos que executam a mesma função (por exemplo os parafusos que fixam as lentes das setas) são iguais (tipo da fenda, da rosca, e acabamento), conferir se há uma guarnição de borracha dentro dos piscas também é interessante, demonstra que não foram desmontados, ou se foram, houve cuidado na montagem. Essa regra dos parafusos vale pra tudo, como por exemplo os parafusos de fechamento do motor (aí vale a pena ver se não foram forçados ou machucados também), de regulagem dos freios, embreagem e etc...
Também vale a pena informar-se com outros colecionadores sobre a adesivação, se deve ou não estar por baixo do verniz... (Varia de acordo com o modelo e até mesmo dependendo da peça) Muitos restauradores "porquinhos", adesivam as peças plásticas e mandam verniz por cima... Dizem que "fica mais bem feito"... Mas nós, colecionadores, não queremos absolutamente nada melhor do que a fábrica fez... Queremos apenas igual!
E por aí vai... Chatice para uns, perfeccionismo para outros... E colecionismo para todos!
Conheça a nossa seção de colecionismo pois outras dicas legais estão ali!
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