40 anos : BMW R90S 1974 x BMW R NineT 2014
Sim ! São 40 anos que separam estas duas preciosidades:
As mudanças estéticas da Nine T 2014 são, obviamente, acompanhadas por outras tecnológicas como o controle eletrônico da injeção, refrigeração mista óleo/ar, catalisador, 4 válvulas por cilindro, ABS e outras modernidades........
O resultado é significante ao compararmos dados de performance:
Potência: 67 hp @ 7.000 rpm x 110 hp @ 7.550 rpm
Torque : 7.6 kgf.m @ 5500 rpm x 11,9 kgf.m @ 6000 rpm
Veloc. Max.: 200 Km/h x 200 Km/h
OK , também concordo que tantas diferenças poderiam resultar em mais velocidade, mas a proposta é outra: ainda mais prazer ao pilotar em baixas velocidades, controle nas curvas e muito, muito torque em baixa, aliás a principal característica da original CaféRacer R 90S 1974.
Eu, que já usei por 4 anos a R 90S, sei a qualidade construtiva dessa moto e o prazer de aceleração proporcionado pelos carburadores Dell'Orto PHM 38 quando começam a receber o comando para "injetar", sim, injetar gasolina nas câmaras de combustão. Vamos às fotos:
Pra quem gosta das BMW pretinhas , olhem o blog que tem mais fotos da minha ex- R90s 1976 e outras que colecionei :
http://mercedesclassicos.wordpress.com/
![]() |
BMW R90S 1974 |
![]() | |||||
BMW R NineT 2014 |
As mudanças estéticas da Nine T 2014 são, obviamente, acompanhadas por outras tecnológicas como o controle eletrônico da injeção, refrigeração mista óleo/ar, catalisador, 4 válvulas por cilindro, ABS e outras modernidades........
O resultado é significante ao compararmos dados de performance:
Potência: 67 hp @ 7.000 rpm x 110 hp @ 7.550 rpm
Torque : 7.6 kgf.m @ 5500 rpm x 11,9 kgf.m @ 6000 rpm
Veloc. Max.: 200 Km/h x 200 Km/h
OK , também concordo que tantas diferenças poderiam resultar em mais velocidade, mas a proposta é outra: ainda mais prazer ao pilotar em baixas velocidades, controle nas curvas e muito, muito torque em baixa, aliás a principal característica da original CaféRacer R 90S 1974.
Eu, que já usei por 4 anos a R 90S, sei a qualidade construtiva dessa moto e o prazer de aceleração proporcionado pelos carburadores Dell'Orto PHM 38 quando começam a receber o comando para "injetar", sim, injetar gasolina nas câmaras de combustão. Vamos às fotos:

Pra quem gosta das BMW pretinhas , olhem o blog que tem mais fotos da minha ex- R90s 1976 e outras que colecionei :
http://mercedesclassicos.wordpress.com/
Um amigo aqui em São Carlos tinha uma R90S de 74, com apenas 14.000 kms rodados, excelente estado. Maquinão que se foi.
ResponderExcluir