HONDA XL125S - 1987 (Xizelinha)



Foi conhecida pelo simpático apelido de "Xizelinha", essa trail de 125cc era a irmã caçula da familia XL mantinha o visual de suas irmãs "maiores", motor derivado da Honda ML125, com apenas 14cv tem um desempenho muito acanhado, principalmente nas estradas, onde tem-se dificuldade de passar dos 90km/h, no entanto seu desempenho na cidade é adequado, assim como em estradas de terra e trilhas leves, o que fez deste modelo um sucesso e a porta de entrada das trails Honda no final dos anos 80. 




A XL da foto é uma verdadeira raridade, possui incríveis 3.300 km rodados, a moto é original DE FÁBRICA , digo original de fábrica mesmo - as peças que estão nela foram colocadas na fábrica da Honda - lá em Manaus, em 1987 - e não substituídas por "originais Honda" mais tarde em concessionárias (poucas e raras exceções: câmeras de ar, par de amortecedores traseiros e a ponteira do escapamento - foram trocadas por pecas originais honda recentemente).  Até mesmo os pneus originais Dunlop estão nela. Isso não significa que ela seja melhor ou pior do que qualquer outra, é apenas um detalhe a mais, que entre tantos, fazem dela uma "colecionável".



Andar nesta motocicleta é uma experiencia realmente única, uma viagem no tempo. A sensação é a de se estar saindo de uma concessionária em 1987, pois tudo está absolutamente da forma como estava naquela época. Uma curiosidade é que a revisão dos 3.000km foi feita praticamente 25 anos depois da revisão de entrega da moto (moto entregue em 05/05/1987 e revisão dos 3.000km feita em 27/04/2012).



O garupa não desfruta de tanto prestigio quanto o piloto, afinal de contas é uma 125cc, o banco é bem curto e o peso de piloto + garupa faz com que a Xizelinha sofra um pouco nas arrancadas e retomadas de velocidade, o farol com lampada incandescente de 35w é muito fraco e seu foco varia de acordo com a rotação do motor, pois o farol é ligado diretamente ao magneto e não a bateria como nas motos maiores e modernas, tornando-se insuficiente e até mesmo pouco seguro, os freios, ainda que suficientes para o desempenho que ela apresenta, são ambos a tambor, uma tecnologia ultrapassada e pouco comum hoje em dia...mas convenhamos, estamos falando de uma motocicleta antiga, quase 30 anos se passaram, e todos esses fatores limitantes são justamente os fatores que dão charme aos antigos.





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