PARIS-DAKAR - OS CAMPEÕES DOS ANOS 80

Seguindo com nossa série de reportagens sobre os grandes campeões dos anos 1980, falamos hoje do Rally Paris-Dakar. Como a primeira edição foi em 1979, resolvi inclui-la neste Hall.

Gaston Rahier em 1979 com uma BMW GS


Seu nome, hoje uma marca comercial, era nada mais nada menos que os nomes das cidades onde se dava a largada, onde se dava a bandeirada final.  Isso mesmo, o Rally começava na Europa, em Paris e terminava no litoral africano, na cidade de Dakar, no Senegal. A prova historicamente começa logo após o Natal e termina na primeira semana de cada ano, estendendo-se por 10 a 15 dias, de acordo com o roteiro - atualmente a largada tem se dado na primeira semana do ano.

Desde 2009, devido a problemas sociais e políticos, o Rally, que ainda mantém o mesmo nome, não é mais realizado na Europa e muito menos na Africa, atualmente estende-se entre Argentina, Chile, Peru, cruzando os desertos patagônicos e a imponente e complicada Cordilheira dos Andes.

Vários brasileiros já disputaram a prova, sendo que os primeiros e mais conhecidos são Klever Kolberg e André de Azevedo, participando desde 1988.

André e Klever, em 1988 com as XT600 Ténéré
Abaixo a lista dos grandes nomes daquela década, note que 90% dos campeões eram franceses..:

199092Edi ORIOLI (ITA), Cagiva Elefant 900Paris - Tripoli - Dakar
1989100Gilles LALAY (FRA), Honda NXR750VParis - Tunis - Dakar
198883Edi ORIOLI (ITA), Honda NXR750VParis - Algiers - Dakar
198795Cyril NEVEU (FRA), Honda NXR750VParis - Algiers - Dakar
198695Cyril NEVEU (FRA), Honda NXR750VParis - Algiers - Dakar
1985101Gaston RAHIER (BEL), BMW GS980RParis - Algiers - Dakar
1984101Gaston RAHIER (BEL), BMW GS980RParis - Algiers - Dakar
1983100Hubert AURIOL (FRA), BMW GS980RParis - Algiers - Dakar
198295Cyril NEVEU (FRA), Honda XL500RParis - Algiers - Dakar
1981100Hubert AURIOL (FRA), BMW GS800RParis - Algiers - Dakar
198050Cyril NEVEU (FRA), Yamaha XT500Paris - Algiers - Dakar
197912Cyril NEVEU (FRA), Yamaha XT500Paris - Algiers - Dakar



Esse vídeo, embora traga imagens de baixa qualidade, nos permite ver como eram as motos e os caminhos daquela dificil competição.  O Rally vitimou vários competidores e inclusive seu criador, Thierry Sabine morreu durante a edição de 1986 vitima de um acidente de helicóptero, nas dunas do deserto do Mali.




Sem dúvida o grande nome daquela década entre as motocicletas foi o Frances Cyril Neveu... 


Cyril Neveu

Cyril Neveu


Não obstante a ser conhecido como "O Rali da Morte", devido a média de 2 mortes por edição, as imagens são maravilhosas e confesso que muitas delas adornavam a capa do meu caderno de escola, e povoavam os meus sonhos de adolescente...e acredito que de muitos leitores também:











Os roteiros eram enormes, entre 10.000 e 15.000 KM



É como diziam os Mutantes, "Loucura pouca é bobagem..." o mesmo Rali que abrigava equipes de ponta com protótipos caríssimos e pilotos bem remunerados, permitia a participação de pilotos particulares, que apenas pagavam a taxa de inscrição e montavam como podiam sua pequena equipe de apoio (ou alugavam espaco em alguma equipe de apoio profissional) - acredite, caro leitor, até mesmo pilotos amadores usando vespas já participaram dessa importante e fascinante competição.



Acompanhe outras matérias sobre competições dos anos 1980, clicando aqui.


Comentários

  1. O mais legal, é que a maiorias das motos desses primeiros anos de Dakar, eram derivadas das de série.
    Realmente sensacional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nossos leitores estão curtindo...

AGRALE DAKAR 30.0 - 1988

HONDA XLX350R 1988 (Xizelona)