CATALOGOS DE PEÇAS E OFICINA
Se o manual do proprietário serve para transmitir ao proprietário noções básicas do funcionamento e manutenção da motocicleta, como calibragem dos pneus, momento da troca de óleo, tabela de manutenção (o que fazer e quando), localização dos componentes e suas funções - trata-se de parte integrante da motocicleta, entregue junto com a moto ao primeiro proprietário e que deveria permanecer junto a ela por sua existência... infelizmente muitos o perdem.
Mas, existem outros dois manuais para cada uma das motocicletas, são o "Manual de Oficina" e o "Catalogo de Peças". Ambos, de circulação restrita ao ambiente das concessionárias, mas que felizmente, pouco a pouco foram caindo em "domínio publico"...
Algumas boas almas conseguiram escanear e disponibilizar links na internet para download, desta forma, você colecionador pode baixar de sites brasileiros ou em todo mundo, essa importante literatura que ensina, passo a passo, a fazer toda e qualquer intervenção mecânica em sua motocicleta, desde a troca de uma lâmpada, até a troca de um virabrequim! Tudo muito detalhado, com tempos previstos, com ferramentas necessárias, torques que devem ser aplicados em cada parafuso, pontos de lubrificação, enfim, tudo que um mecânico profissional precisa para fazer o serviço na motocicleta.
Já o catalogo de peças é mais conhecido de todos, é aquele livro que fica no setor de peças das concessionarias (ou ficava, tendo em vista que hoje em dia são eletrônicos) e quando você encostava a barriga no balcão pra pedir por aquela peça que havia quebrado, eles abrem cuidadosamente o livro, encontram a peça que você pede, te mostram a imagem pra confirmar se é ela mesma e por ali descobrem o numero da peça (código) que vai facilitar a tarefa de encontrar no estoque da loja, ou encomendar ao fabricante.
Bem, são dois itens que, seja sua clássica restaurada ou não, dão muito prazer ao colecionador ao consulta-los, entendendo mais de sua moto, e claro, sendo mais um material importante a compor o "enxoval" de sua moto (leia mais sobre enxoval da moto clicando aqui.)
Infelizmente, esse material é raro e caro, é possível encontrar alguns modelos a venda em sites de comercio eletrônico, mas o preço por volume não raramente ultrapassa a barreira dos R$ 500,00. Pra cada moto são 2 ou 3 volumes, da pra imaginar onde vai a conta...
Por outro lado, se não for possível adquiri-lo para compor o enxoval de sua clássica, pelo menos direito a informação todos tem, não é mesmo? A internet é muito democrática e, como citei no inicio do texto, algumas boas almas conseguiram escanea-los e publicar em paginas da internet.
Vou listar abaixo alguns links, onde você pode baixar de forma gratuita e rápida, alguns dos manuais dos quais falamos. Não são links meus, portanto não posso me responsabilizar quando ao funcionamento futuro (neste momento, todos os publicados foram testados e estão corretos, funcionando).
Tendo em vista serem arquivos pequenos, recomendo que você faça download deles e arquive em seu PC de forma a poder fazer uso deles futuramente.
HONDA
CG125 / ML125
TURUNA
XL250R
XLX250R
XLX350R
CB400
CB400II
CB450 CUSTOM
CB450DX
CBR450SR
CBX750F
NX150
YAMAHA
DT180Z
RD350R
Realmente, para quem gosta de dar suas "fuçadas", os dois manuais, mais o do proprietário, são importantes.
ResponderExcluirParabéns pela matéria, dez.
Parabéns pela matéria, ajuda bastante nas manutenções
ResponderExcluirCésar