O Autor

Quando comecei a escrever esse site, a ideia era simples e ingênua: publicar algumas fotos das minhas motos e compartilhar com alguns poucos amigos que se interessassem pelo tema, um pouco dessa paixão.



Mas, ao começar a escrever comecei a sentir-me à vontade, resgatando de alguma forma lembranças dos anos em que eu escrevia para publicações especializadas em motociclismo... Enfim, fui me empolgando, e para que o site ficasse menos impessoal, para que os visitantes pudessem realmente tomar assento nessa "garagem virtual" resolvi puxar a primeira cadeira, apresentando-me:

Meu nome é Diego Rosa, tenho 41 anos, dos quais 28 em cima de veículos de duas rodas ininterruptamente. Inicialmente as trail dos anos 80 - DT180N, XL250R, XLX350R, XT600Ténéré, passando por Vespa PX200E, RD350R e com a volta das importadas em 1991, XTZ750 Super Ténéré, Sukuki DR650RSE, DR400, e por fim as esportivas, outra grande curtição e com as quais curiosamente (por conta do estilo pouco adequado) saí pela América do Sul em aventuras épicas e solitárias - Kawasaki ZX-9R,Yamaha YZF-R1, Hayabusa etc...



Caminhos que percorri na America do Sul

Em 1999 indo ao Uruguai com o amigo André Gomes
Em Ushuaia com a Yamaha R1


Caminho de Ushuaia com a Yamaha R1

No deserto do Atacama com a Yamaha R1

No sul do Peru, também com a Yamaha R1 - dunas gigantes!

Na cordilheira peruana, abastecendo a moto precariamente!
 Entre os anos de 2003 a 2009 tive o prazer e o prestígio de ser convidado a trabalhar como piloto de testes da Revista Duas Rodas. Foi praticamente um sonho, afinal eu era leitor assíduo desta publicação desde meus 12 - 13 anos...   Me lembro como se fosse ontem, eu havia voltado de uma viagem solitária ao Ushuaia (Terra do Fogo) em minha Yamaha R1 (isso em 2001 - quando haviam muitos km de rípio naquelas paragens e a viagem era considerada uma aventura, ainda mais sozinho, ainda por cima em uma super esportiva) e recebi uma ligação do então editor da revista Duas Rodas, Cícero Lima (que tornou-se um grande amigo e companheiro de jornada dessa paixão pelas duas rodas) me perguntando sobre a aventura e se eu queria mesmo publica-la... Claro que sim, né Cícero ! E assim foi. 


A primeira publicação:
"UMA R1 CAI NA VIDA"...


"O VIRA MUNDO"


Abaixo os certificados do IronButt (atualmente são 14  - todos numa YZF-R1)... O meu negócio era rodar, rodar e rodar, sem com o destino me importar...


Uma vez publicada a matéria e quebrado o gelo inicial, Cícero deve ter percebido minha fome por kms e me ofereceu uma CBR954RR pra "dar uma volta" no final de semana e escrever sobre ela, afinal de contas eu estava habituado a principal concorrente desta moto (a R1) e talvez eu pudesse dar alguma opinião legal sobre o tema.  Bem, deixei minha R1 na redação em SP numa sexta-feira chuvosa a noite, e sai, ainda meio sem rumo definido em meio ao transito do fim de tarde paulistano.  Dormi aquela noite em Curitiba (a Regis Bittencourt com chuva a noite era de lascar !), no dia seguinte fui até Gravatal, SC (próximo a divisa com RS) e voltei no domingo com 2.000 km de "voltinha" com a Honda 954.
Você é um tarado! - exclamou Cícero quando devolvi a moto. Bem, foi a primeira matéria que publiquei, deve ter agradado, pois me convidaram pra uma infinidade de matérias nos anos que se seguiram...

"DOIS DIAS, DOIS MIL QUILÔMETROS"


Passaram a me chamar de "o especialista", encheram minha bola, e eu, que só queria andar de moto...



Enfim, os anos foram passando, tive a felicidade de publicar muitas outras matérias - a maioria "viagens-teste" (Hayabusa, Hornet, cbr1000rr,cbr600rr,v-strom,tiger 900, R1, MV-Agusta, Ducati 998, etc) e também algumas outras aventuras sentado na minha Yamaha R1 (Ushuaia, Machu Picchu, Atacama, Lençóis Maranhenses - indo pelo sertão e voltando pelo litoral) e depois Ushuaia novamente mas dessa vez com uma Hayabusa.. 

Além das aventuras, fui, "depois de velho" aprender a pilotar esportivamente, e dei sorte: aprendi com o grande mestre... Keith Code, em dois cursos intensos, um no extinto autódromo de Jacarepaguá e outro no autódromo de Curitiba.




Com Keith Code em Curitiba, durante um dos treinamentos que recebi.
Em duas ocasiões fui convidado a participar do Campeonato Brasileiro de Supermoto, a primeira em 2004 com uma Husqvarna 470cc (que canhão!) e depois em 2007, coincidentemente com outra Husqvarna, dessa vez uma 125cc 2 tempos (apimentada também, viu!) no "Arena Supermoto"...  

Com o staff da Revista Duas Rodas e o Leandro Mello no Arena Supermoto de 2007.

No Brasileiro de 2004 com a husq 470 em Barra Bonita, SP




E foi assim que cerca de 600.000 km de experiencias extremamente variadas, ficaram pra trás nesses 28 anos de estrada...


Durante uma matéria para Revista Duas Rodas em Interlagos, SP - com o heptacampeão Brasileiro de moto velocidade, Gilson Scudeler

Bem, e as antigas onde entram nesta história? Curioso, muitas das coisas extraordinárias que acontecem em nossas vidas são situações simplesmente não planejadas, o lance da experiência em Duas Rodas por exemplo. E com as antigas não foi diferente: à partir da "Vermelhinha" (minha XL250R 1984) a paixão foi me conduzindo, ou conduzindo outras motos ao meu caminho, me aproximando de pessoas incríveis que nutrem sentimentos legais por essa  mesma paixão. 
Provavelmente como você, que teve paciência e interesse em chegar até este ponto da leitura...  Com certeza temos algo em comum! E por isso lhe convido a navegar pelo nosso site, conhecendo as historias, as motos, os costumes, enfim, muita coisa relacionada ao motociclismo "à moda antiga"...

E pra encerrar, abaixo um vídeo no qual participei, à convite da Honda, para a cerimonia de inauguração do Museu da Honda Brasil no CETH de Indaiatuba, SP , meu depoimento, que resume uma singela e apaixonada homenagem às motocicletas e ao motociclismo...






É isso, puxe a sua cadeira, acomode-se, acompanhe, opine, reclame... Sinta-se à vontade ! Seja bem vindo!



Comentários

Nossos leitores estão curtindo...

AGRALE DAKAR 30.0 - 1988

HONDA XLX350R 1988 (Xizelona)